Atletismo
A chegada ao Brasil
No Brasil, o atletismo começou a ser praticado no final do século XIX. A primeira competição foi realizada em 1914, no clube Espéria, na cidade de São Paulo. A prova, que tinha competições em 12 eventos, foi vencida por um dinamarquês radicado na cidade, chamado, Islovard Rasmussen. Com esta prova, a cidade de São Paulo entrava para a história do esporte brasileiro como a primeira cidade a realizar competições no país.
Em 1921, o Clube Atlético Paulistano inaugurou o primeiro estádio para a prática do atletismo no Brasil.
O Brasil teve sua primeira participação nos Jogos Olímpicos em 1928 na Olimpíada de Paris, na França. A equipe brasileira na época tinha oito integrantes.
A primeira medalha conquistada pelo Brasil em Olimpíadas foi em 1952, nos Jogos Olímpicos de Helsinque, na Finlândia com Adhemar Ferreira da Silva (foto abertura) conquistando o ouro no salto triplo batendo o recorde mundial com um salto de 16,22 metros.
História
O atletismo é a forma organizada mais antiga de competição. As primeiras reuniões organizadas da história foram os Jogos Olímpicos, que os gregos iniciaram no ano 776 a.C. Durante anos, o principal evento olímpico foi o pentatlo, que compreendia lançamentos de disco, salto em comprimento e corrida de obstáculos. 4
Os romanos continuaram celebrando as provas olímpicas depois de conquistar a Grécia no ano 146 a.C. No ano 394 d.C. o imperador romano Teodósio aboliu os jogos. Durante oito séculos não se celebraram competições organizadas de atletismo. Restauram-se na Inglaterra em meados do século XIX, e então as provas atléticas converteram-se gradualmente no esporte favorito dos ingleses.
Em 1834 um grupo de entusiastas desta nacionalidade alcançou os mínimos exigíveis para competir em determinadas provas. Também no século XIX se realizaram as primeiras reuniões atléticas universitárias entre as universidades de Oxford e Cambridge (1864), o