Adailton
ADAILTON DIAS DE SOUZA
PROCESSO EXPERIMENTAL DE ÓPTICA
PORTO SEGURO
NOVEMBRO DE 2012
Instituto Federal de Educação Tecnológica- Campus Porto
PROCESSO EXPERIMENTAL DE ÓPTICA
Trabalho de Física, solicitado pelo professor Tanaka, para a obtenção parcial de nota do primeiro semestre.
PORTO SEGURO
NOVEMBRO DE 2012
INTRODUÇÃO
A fibra ótica foi inventada pelo físico indiano Narinder Singh Kapany
A fibra óptica é um pedaço de vidro ou de materiais poliméricos com capacidade de transmitir luz. Que pode apresentar diâmetros variáveis, dependendo da aplicação, indo desde diâmetros ínfimos, da ordem de micrômetros (mais finos que um fio de cabelo) até vários milímetros.
As fibras ópticas são utilizadas como meio de transmissão de ondas eletromagnéticas.Ela é utilizada na transmissão de sinal de internet, temos como exemplo a luz uma vez que é transparente e pode ser agrupada em cabos. Estas fibras são feitas de plástico e/ou de vidro. Para realizar a transmissão de dados em uma fibra ótica, é preciso utilizar equipamentos especiais que contenham um fotoemissor, ou seja, um aparelho que possa transformar sinais elétricos em pulsos de luz. Assim os pulsos de luz passam a representarem valores digitais binários correspondentes aos dados.
Com base nessas informações, esta atividade experimental tem por finalidade simular os efeitos de uma fibra óptica.
OBJETIVO
Simular os efeitos de uma fibra ótica. Ilustrar efeitos de pressão e tensão superficial em líquidos.
MATERIAL
Lata vazia de leite longa vida ou lata grande de metal.
Canudos de plástico.
Lanterna
PROCEDIMENTO
Foi usada uma caixa grande de leite longa vida de um 1L vazia e aberta no topo. Em seguida foi feito um pequeno furo a uns 2 centímetros do fundo. Enfiando com cuidado, a ponta de um canudo de refresco nesse furo, até entrar cerca de 1 cm. Foi Cortado o canudo de modo a sobrar uns 2 cm para fora. Vedando em torno