Ecossistemas do rn
Os Ecossistemas do Estado
As formações vegetais são diretamente ligadas aos fatores climáticos e ao tipo de solo e relevo.
No estado elas estão representadas sob a forma de 7 ecossistemas (ambientes ecológicos)), todos com um papel, mas são apeser de todo, sobmetidos aos agredidos, principalmente vindo do homem.
O resultado é uma forte diminução da cobertura vegetal primitiva causando em determinadas zonas um enfraquecimento da biodiversidade e desertificação.
Caatinga
Nome de orígem indígena (tupi) "Mato Branco" devido à sua aparência no período da seca.
É uma vegetação que caracteriza essa região ao clima semi-árido e que representa 80% da cobertura vegetal do estado, com à predominância de solos pedregoso.
Formada de arbustos, ela pode se cobrir de folhas nos raros períodos de chuvas. A fauna existente é formada principalmente por pequenos animais adaptados às difíceis condições: tatu-verdadeiro, peba, preá e mocó, o primata sagüi-do-nordeste, o cervídeo veado-catingueiro (ameaçado de extinção).
Agreções e papel da Caatinga:
As queimadas e a utilização da madeira da caatinga, entre outras, nas fábricas de cerâmica, têm provocado um grave desmatamento e acarretado um problema ambiental maior.
Vegetação nativa Mata Atlântica
Esse ecossistema era formado pela associação entre vegetais e animais que ocupavam todo o litoral brasileiro.
A Mata Atlântica no estado do Rio Grande do Norte se estendia anteriormenete desde a Baía Formosa até Maxaranguape, em 3000 km2, 6% da superfície do estado.
Ela está restrita, em nossos dias, em pequenas faixas no litoral que englobam 840 km2. Principais áreas de preservação da Mata Atlântica : 'Mata Estrela' de Baía Formosa, 'Santuário Ecológico' de Tibau do Sul, 'Floresta Nacional' de Nísia Floresta, 'Escola das dunas', 'Parc das dunas' de Natal.
Este ecossistema constitui uma das maiores diversidades biológicas do planeta, a fauna e a