AD2 FILOSOFIA
Resposta da Primeira pergunta:
Mitos são narrativas utilizadas pelos povos antigos, repleta de símbolos e personagens sobrenaturais para explicar fatos de uma realidade passada ,ou dar respostas divinizadas sem base racional.
Resposta para segunda pergunta:
Como diz a autora Marilena de Chauí no seu livro “convite à filosofia”, na página 30, a sabedoria oriental influenciou a filosofia grega. Os Gregos eram comerciantes náuticos e se deslocavam entrando em contato com outras culturas, tipo: Egípcias, Persas, Babilônicas, Caldeia e etc. Isto produziu conhecimentos de outros povos para dentro da grécia, influenciando fortemente a sua cultura.
A filosofia não foi um milagre frego, pois de fato todas estas influências culturais foram internalizadas na grécia, porém o racionalismo grego, tratou de essas verdade práticas em ciências exatas, humanas, biológicas e outras universalizando-as e unidicando-as para a solução de problemas comuns aos seres humanos. E toda a organização social , tranformada em política, debatida por todo o povo e não de forma tiranica.
Resposta para terceira pergunta:
A filosofia explica como ocorrem os fenômenos no passado, no presente e no futuro, visionando a totalidade do tempo, sendo mais abrangente e universal. Já o mito narra o passado longíncuo e quase esquecido, de forma nãoracional.
A filosofia narra a origem, a produção natural das coisas atravês de elementos e causas naturais e impessoais. O mito narra atravês de genealogias e rivalidades, ou alianças, entre divindades sobrenaturais personalizadas.
Na filosofia não são admissíveis contradições, fabulações e coisas imcompreensíveis,mas exige que a explicaçãoseja coerente, lógica e racional. No mito não se dá importancia às contradições, com o fabuloso e o imcompreensível, porque o crédito da narrativa advém de uma autoridade religiosa.