Conforto Ambiental
Relatório de Visita ao terreno: Parelheiros/SP
Sobre a região:
Parelheiros é um distrito localizado no extremo sul da cidade de São Paulo, no Brasil. É o segundo maior distrito da cidade em extensão territorial, embora seja muito pouco povoado. Tem a maior parte da área coberta por reservas ambientais de mata atlântica - nele, se localiza a Área de Proteção Ambiental Capivari-monos. Em Parelheiros, também se localiza uma aldeia indígena guarani, a Krukutu. A região recepcionou a primeira imigração alemã no estado, no início do século XIX. Distancia-se de quinze a 25 quilômetros de Itanhaém e de São Vicente, no litoral e de cinquenta a sessenta quilômetros do Centro da cidade.
São 353 km², representando 24% do município, com ocupação urbana de 2,5% e dispersa de 7,7%. Com a totalidade de seu território em área de proteção aos mananciais, a região compreende remanescentes importantes de Mata Atlântica e as áreas mais preservadas do Município. Inclui parte das bacias hidrográficas das Represas Guarapiranga e Billings, que são responsáveis pelo abastecimento de 30% da população da Região Metropolitana de São Paulo. É cortado por ferrovia de escoamento da produção agrícola ao porto de Santos e um ramal suburbano desativado.
- O vento mais característico da região é o sul, mas sua intensidade normalmente é moderada. - Os ruídos são altos, muito se deve ao fato de uma importante via pública passar em frente ao terreno, com fluxo permanente de veículos. - A vegetação é muito marcante, muito presente no entorno. Há presença de muitos rios e córregos. O que influencia diretamente no clima da região. - A região não possui edifícios de alto gabarito, apenas casas, normalmente térrea ocupando todo o lote.