VIDRO
DIEGO DE CAMARGO MINELLI PEREIRA B8128G6
JOHANNE MONTEIRO CORREIA GALINDO RA: B80CBC8
CIÊNCIA DOS MATERIAIS
VIDRO
JOHANNE MONTEIRO CORREIA GALINDO RA: B80CBC8
CIÊNCIA DOS MATERIAIS:
VIDRO
Trabalho apresentado na disciplina de Ciência dos Materiais, turma do curso de Engenharia de Controle e Automação do 5° Semestre.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
2.1 Características 5
2.2 Disponibilidade de jazidas no Brasil do minério 9
3 TIPOS DE VIDROS 10
4 UTILIDADE DO VIDRO 12
5 TABELA DE PREÇOS 13
6 RECICLAGEM 13
6.1 Por que é tão importante reciclar este material? 13
6.2 Processo de reciclagem 13
7 CONCLUSÃO 15
8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 17
1 INTRODUÇÃO
O vidro é uma das mais belas descobertas do ser humano. Sua origem é desconhecida, mesmo assim alguns historiadores apontam os navegadores fenícios como responsáveis por essa incrível descoberta a mais de 4000 anos.
Mas foi próximo ao ano 100 a.C., que as técnicas de fabricação se desenvolveram, com os romanos. A partir daí foi se desenvolvendo técnicas, até que no século XVIII o apogeu desse processo aconteceu. E começaram a se desenvolver vidros de todas as cores e propriedades.
Nesse trabalho está resumidamente retratado em qual classe o vidro se classifica, conheceremos as disponibilidades dele no Brasil, seu mercado e quanto e como é reciclado esse material.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Características
O vidro é uma substância inorgânica, homogênea e amorfa, produzida geralmente com sílica ou dióxido de silício (SiO2), que está presente na areia, mas, nas fábricas costuma-se utilizar outra forma cristalina desse dióxido, o minério quartzo; a barrilha ou soda (carbonato de sódio – Na2Co3) e o calcário (carbonato de cálcio – CaCO3). O produto gerado desse mistura de elementos é obtido através do resfriamento de uma massa em fusão que endurece pelo aumento contínuo da viscosidade até atingir a condição de rigidez, mas sem sofrer cristalização.
Suas