ad2 de filosofia
a) Ética em Platão (1,0)
b) Ética cristã (1,0)
Resposta: A ética se define como costume, comportamento, conduta do homem em relação aos outros homens que vivem numa mesma sociedade, visando o equilíbrio e o bom funcionamento social. A ética é construída por uma sociedade baseando-se nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da filosofia, a ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.
Platão desenvolveu o racionalismo ético, aprofundando a diferença entre o corpo e a alma. Argumentava que o corpo por ser sede dos desejos, muitas vezes desvia o homem do caminho do bem, por isso era preciso praticar a virtude, como se fosse uma purificação do mundo material para alcançar a ideia de bem.
A ética cristã deixa de lado o racionalismo, ou seja, não era pela razão que se alcançava a perfeição moral e centralizava a busca dessa perfeição no amor de Deus e na boa vontade. Ela tratava a moral do ponto de vista estritamente pessoal, como uma relação entre cada individuo e Deus, afastando-o de sua condição social.
Questão 02 – A aula 9, apresenta um fragmento deixado por um conhecido sofista, Protágoras, afirma que “o homem é a medida de todas as coisas”, isto é, tudo o que pode ser considerado justo ou injusto bom ou ruim, depende do julgamento pessoal de cada um. Como base nesta afirmação explique:
a) Qual foi a postura de Sócrates perante essa interpretação? (0,5)
b) Qual foi a atitude de Sócrates perante as posturas relativistas? (0,5)
c) Ele tenta estabelecer valores universais? (1,0)
Resposta: Para Sócrates essa afirmação não estava de acordo com as regras da sociedade, visto que cada pessoa poderia decidir por conta própria, o que é melhor para si em cada situação, desta forma não existiriam coisas como o frio de verdade, real. O frio seria frio apenas para quem o