ad1 FEB
Com o aumento da produção e o crescimento do mercado interno, os interesses particulares da colônia foram aumentando de maneira significativa. O pacto colonial passou a ser, então, um empecilho à expansão dos negócios e, portanto, ao potencial de ganhos dos colonos.
Além dos efeitos da REVOLUÇÃO INDUSTRIAL cada vez mais visíveis na Europa. O processo produtivo industrial caracterizava-se por uma grande capacidade de ampliação da oferta de produtos, considerando a recorrente incorporação de progresso técnico na atividade. A necessidade de encontrar mercados para escoar a produção poderia ser inviabilizada pelas restrições do pacto colonial.
O principal foco de descontentamento associava-se ao conflito de interesses de elites provocado pelo pacto colonial. As restrições do pacto à atividade econômica da metrópole impediam a ampliação dos negócios da elite colonial. Não havia, portanto, uma proposta de mudança das relações sociais e econômicas em curso no Brasil.
2. Examine por que o sistema de parceria, inicialmente utilizado para a incorporação da mão de obra imigrante na cultura cafeeira em São Paulo, foi um modelo insustentável;
(4,0 pontos)
O sistema consistia de uma proposta divulgada na Europa por agentes contratados por Vergueiro visando contratar trabalhadores dispostos ao serviço. No entanto os estrangeiros não encontraram, por ocasião de sua chegada, nada do que lhes havia sido prometido: não havia terras para que eles cultivassem seu próprio café, e sim muito trabalho na lavoura do fazendeiro. Estes imigrantes nunca alcançariam suas expectativas, pois deviam enormes somas em dinheiro ao proprietário da fazenda, devido aos altos custos da viagem. Some-se a isso o fato de que os imigrantes precisavam fazer compras no armazém da fazenda as dívidas só aumentavam e o trabalho passava a ser um regime de