AD1 de geografia
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Pedagogia Séries Iniciais – modalidade EAD
AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA 1– 2015.1
Disciplina: Geografia na Educação 2
Coordenador (a): Lincoln Tavares Silva
Aluno (a): Therezinha Joelma Peixoto da Cruz Matr.: 13112080338
Polo: Magé NOTA: 10,0
Caro/a Estudante,
Objetivamos com a AD que você responda as questões a partir de pesquisas e leituras que venha a fazer, além do livro da disciplina e dos textos complementares que se encontram postados na plataforma. Como você terá um tempo para fazê-la, sugerimos que possa entendê-la como um trabalho de pesquisa.
Assim, a AD1 será mais uma forma de estudo para a avaliação presencial.
Aplique-se e bom trabalho!
1ª questão: (2 pontos)
Relacione a Lei de Terras de 1850, ao processo de manutenção da estrutura monocultora, latifundiária, conflitiva e injusta que socialmente se mantém no território brasileiro (2.0 pontos)
A partir de 1850, com a promulgação da Lei da Terra ficou estabelecido, que só poderiam adquirir terras por compra e venda ou por doação do Estado. Não seria mais permitido obter terras por meio de posse, a chamada usucapião. Aqueles que já ocupavam algum lote receberam o título de proprietário. A única exigência era residir e produzir nesta localidade.
A Lei da Terra contribuiu para preservar a péssima estrutura fundiária no país e privilegiar velhos fazendeiros. As maiores e melhores terras ficaram concentradas nas mãos dos antigos proprietários e passaram às outras gerações como herança de família, fato que acontece até hoje.
2ª questão: (4 pontos)
Leia atentamente o texto que transcrevemos do artigo de Hermínia Maricato (2000, p. 22)
O grau de dependência externa (se é que podemos medir a maior ou menor independência para enxergar a realidade social interna e reagir a ela)