ad
Parte superior do formulário
Questão 1
Texto da questão
A dualidade existente entre “a escola para o povo e uma escola para a elite’’ está presente em todo o percurso histórico educacional vivido e estudado por nós até então. As políticas públicas educacionais implantadas no país através dos tempos, e acentuada na década de 70, primaram pela contemplação dos interesses de uma determinada classe social. É correto afirmar, que:
Escolha uma:
a. todas as alternativas estão corretas.
b. as políticas públicas foram voltadas ao ensino profissionalizante que, por uma série de motivos, não obteve o êxito esperado.
c. as escolas públicas, espaço legítimo para a implantação de tais políticas, ficam à mercê de decisões governamentais. Já as escolas particulares desconsideravam a tal profissionalização e ficaram preocupadas, apenas, em atender aos anseios de sua ‘’clientela’’, ou seja, a aprovação no vestibular.
d. na verdade, não foram disponibilizados recursos humanos e financeiros suficientes para adaptar toda uma estrutura educacional, e em nível nacional, em prol do ensino profissionalizante.
Questão 2
Texto da questão
Como já vimos anteriormente o período do regime militar trouxe mudanças significativas para a educação no Brasil, sobretudo na educação superior, com a implantação da Lei 5.540/68, que ficou conhecida como Reforma Universitária. Dentre tais mudanças, podemos apontar:
Escolha uma:
a. foi concedida autonomia às Universidades federais, o que já existia na ditadura, situação que se ampliou durante o regime militar.
b. o fim do regime de cátedra; a adoção do sistema de vestibular unificado como processo seletivo para o acesso à universidade; a matrícula por regime de créditos, que visava separar os estudantes de um mesmo curso.
c. todas as alternativas estão corretas.
d. uma das mudanças daquele período, na educação superior, foi à diminuição de faculdades isoladas e integradas, de natureza privada, em todo o País.
Questão 3
Texto da