Ad Imagem Pronta
AD1 IMAGEM E EDUCAÇÃO
Nome: Vanessa Ribeiro Macêdo
Matrícula: 14116080293
Pólo: Volta Redonda
Questão 1 (1,5 pontos)
Escreva, com suas palavras, o significado de signo e sua relação com ícone.
É possível dizer que qualquer objeto, som, palavra capaz de representar outra coisa constitui signo. Na vida moderna, todos nós dependemos do signo para vivermos e interagirmos com o meio no qual estamos inseridos. Para o homem comum, a noção de signo e suas relações não são importantes do ponto de vista teórico, mas ele os entende de maneira prática e precisa. A utilidade do signo vai além do que imaginamos: ao dirigirmos, por exemplo, precisamos constantemente ler e analisar discursos transmitidos pelas placas de trânsito, pelas luzes do semáforo, pelas reações do veículo ao meio ambiente etc. O homem intelectualizado não vive sem o signo, precisa dele para entender o mundo, a si mesmo e às pessoas com as quais mantém relações humanas.
O signo assume, a princípio, um caráter duplo, composto de dois planos complementares, a "forma" (ou "significante", aquilo que representa ou simboliza algo) e o "conteúdo" (ou "significado" do que é indicado pelo significante) logo a semiologia seria uma ciência dupla que busca relacionar certa sintaxe (relativa à "forma") a uma semântica (relativa ao "conteúdo").
O ícone mantém uma relação de proximidade sensorial ou emotiva entre o signo, representação do objeto, e o objeto dinâmico em si; o signo icônico refere o objeto que denota na medida em que partilha com ele possui caracteres, caracteres esse que existem no objeto denotado independentemente da existência do signo. - exemplo: pintura, fotografia, o desenho de um boneco. É importante falar que um ícone não só pode exercer esta função como é o caso do desenho de um boneco de homem e mulher que ficam anexados à porta do banheiro indicando se é masculino ou feminino, a priori é ícone, mas também é símbolo, pois ao olhar para ele reconhecemos que ali há um banheiro e que é