Ad Fundamentos
Questão 1
A filosofia não é um “eu acho que” ou um “eu gosto de”. Não é pesquisa de opinião à maneira dos meios de comunicação de massa. Não é pesquisa de mercado para conhecer preferências dos consumidores e criar uma propaganda.
As indagações filosóficas se realizam de modo sistemático. O conhecimento filosófico é um trabalho intelectual. É sistemático porque não se contenta em obter respostas para as questões colocadas, mas exige que as próprias questões sejam válidas e, em segundo lugar, que as respostas sejam verdadeiras, estejam relacionadas entre si, esclareçam umas às outras, formem conjuntos coerentes de ideias e significações, sejam provadas e demonstradas racionalmente. Significa que a Filosofia não se baseia em "achismos" e gostos populares, não busca agradar ninguém.
Porque é um pensamento que se origina em resposta a uma série de fatores. Através de uma corrente de outros pensamento
Questão 2
O valor da filosofia na formação e na prática pedagógica é de fato uma forma especulativa um preparo para os docentes, baseando praticidade num conhecimento teórico e filosófico. “A filosofia volta-se também, para o estudo de sua consciência em suas várias modalidades”. (Chauí, 2000). Por isso, tamanha importância dentre outras disciplinas, pelo fato da filosofia ser provocativa e indagadora, ela reforça e levanta o ponto inicial de questões para melhor idealização e argumentação, dessa forma a filosofia ocupa-se do pensamento. A função da disciplina filosofia na formação e pratica pedagógica é estimular o pensamento reflexivo propiciando a construção de um raciocínio lógico. Isso faz com que os indivíduos durante sua formação se torna críticos e questionadores da realidade.
Questão 3
Para Freud, “a criança só vai investir em gostar de alguma coisa se alguém investiu na possibilidade dela poder querer alguma coisa”. Estará sempre relacionado ao desejo, porém esse desejo pode vir do mestre, como todo indivíduo nasce com a