AD 1 - Fundamentos da Educação
Aluno: Luiz Ernesto Lucas da Silva Matrícula: 10216090227
1) Na Antiguidade Oriental era moldado por princípios considerados universais que não deviam ser mudados ou contestados. A preservação dos princípios do equilíbrio e da harmonia eram observados.
Na Antiguidade Ocidental o homem deveria usar a razão para compreender o mundo, na Grécia clássica predominava o cultivo da razão autônoma, a inteligência crítica e a necessidade de formar o cidadão para gerir os destinos das cidades.
No Mundo Medieval a igreja exercia uma influência política e espiritual sobre o homem medieval. O conhecimento era detido pela Igreja Católica Romana que passava a ditar os princípios que deviam moldar todos os homens.
No Mundo Moderno o humanismo e o capitalismo começavam a instaurar uma nova cultura e uma nova imagem de homem. A superação do teocentrismo pelos valores antropocêntricos. Através das explicações racionais, o homem procura descobrir as verdades sobre sua vida e sobre a natureza. Destaca-se a ruptura realizada pela Reforma Protestante enfatizando o direito dos homens possuírem os textos sagrados, tirando o monopólio da interpretação que possuía a Igreja Católica.
No Mundo Contemporâneo a visão do homem é marcada pelo Iluminismo, onde mais uma vez a crença no poder da razão é destacada. O conhecimento libertava o homem, a instrução tornou-se imprescindível para essa nova ordem social. A educação assumiu papel de destaque no processo de construção do “novo homem”.
2) Nos Estudos Filosóficos o professor pode participar e influenciar na busca do conhecimento, refletindo sobre o tipo de homem que quer formar. Um ser passivo ou crítico?
Nos Estudos Históricos o professor pode explicar os valores culturais, sociais, políticos e religiosos de diferentes períodos da História na intenção de mostrar a realidade que vivem atualmente.
Nos Estudos Psicológicos o professor tem a sua disposição várias teorias que