Ad 1 de fundamentos ii
QUESTÃO 1.
Paulo Freire, maior educador brasileiro reconhecido internacionalmente por sua pedagogia crítica e inovadora, redesenhou os conceitos de escola, professor e aluno. Com base no texto, aponte que mudanças ele propôs com a inovação desses conceitos.
De combinação com a literatura sobre o tema, identificam-se dois pontos que apontam a inovação: A alteração de sentido a respeito da prática de educar, de forma que ao invés de tratarmos de escola o local onde trocamos conhecimento, Paulo Freire, propôs que a chamemos de Círculo de Cultura, da mesma forma o professor, em que propôs Coordenador de debates, outro ponto que pude observar foi à valorização da cultura do lugar e também da carga de experiências que esse aluno possui trazendo consigo o caráter proposital, metódico e esquematizado, em oposição às mudanças espontâneas.
Podemos observar que elas aparecem ligadas a uma idea que busca a generalização e que se molda pela experimentação.
Os conceitos sobre essa mudança levam, a uma proposta de alteração na escola e de ascensão do profissional coletivo, os docentes. Nesse momento, pergunta-se pela institucionalização da transformação e pela diferença entre a mudança superficial e a mudança profunda.
Nas ciências sociais, qualquer reflexão sobresobre a mudança se associa com ordem e regulação. Isso significa mudar ou alterar as regras, aprender novos códigos, desnaturalizar ou pensar sobre os moldes habituais. Isso nos leva a crer que toda a mudança começa em cada um de nósAs inovações foram classificadas em pedagógicas, em conferidas ou voluntárias. Entretanto, a diferença que conta é aquela relacionada com o sentido, se por acaso a inovação torna possível que os sujeitos e as instituições sejam mais donos de si, mais plenos e autônomos em sua maneira de ser, fazer e pensar ou, ao contrário, os submete a uma lógica única, aceita como natural.
Concluo que conforme