Ad ethos
Faculdade de Letras
Em Busca do Ethos em um “Curriculum Vitae de um Baiano Sincero”
Disciplina LET 044, turma M4
Professora Gláucia Muniz
Aluno Demósthenes de Almeida e Silva
Análise do Discurso, Faculdade de Letras.
Belo Horizonte, 12 de maio de 2010
Introdução
Este presente trabalho busca analisar, em presente cena enunciativa, as configurações do ethos apresentada pelo “fiador”, corporeidade direcionada à conjunção aspectual do texto escrito, observando o ethos pré-discursivo e o ethos discursivo que em sua culminância nos revela o ethos efetivo; sendo que o ethos discursivo em suma resulta do ethos dito em correlatividade com o ethos mostrado.
Sendo tal correlatividade aspectualizada com o ethos pré-discursivo liga-se tal conjunto de uma ou outra forma aos Estereótipos em inserção a Mundos Éticos.
Observando esta especifica conjuntura teórica, iniciaremos sem demora a análise.
Claramente observa-se no texto “Curriculum Vitae de um Baiano Sincero” uma Literaturwischenshaft (Literariedade), caracterizada pela veia satírica do documento.
No ethos pré-discursivo, que detém sua anunciação em o titulo, espera-se a configuração de um sujeito, um locutor transgressor de uma pratica social bem-delimitada, que é a produção de um Curriculum Vitae.
Mais até que uma transgressão, o titulo revela-nos um afrontamento deliberado com tal prática. Há também de se perceber caracteristicamente um ethos mostrado neste momento, lembrando que as delimitações teóricas são mais didáticas que fronteiriças a rigor,sendo portanto observável, retomando o que foi dito – primeiro : o ethos pré-discursivo de um transgressor para além da transgressão – de um afrontador do convencional – segundo : este ethos mostrado, no plano do que foi escrito, mostra-nos a irreverência do locutor.
No que concerne ao ethos dito, observa-se a tentativa aparentemente fracassada do locutor de impostar-se como digno de qualquer trabalho, caso fosse