AD CEDERJ
Avaliação a Distância 1 – agosto de 2013
Disciplina: Língua Portuguesa 1
Coordenação: Fabrícia Vellasquez
Nome:
Matrícula:
Pólo: Itaguaí Questão 1: (valor: 3,0)
Leia com atenção o texto a seguir:
Disponível em: http://www. deposito-de-tirinhas.com.
Acesso em 20 jul. 2013
A partir da tirinha acima e considerando as diversas manifestações da linguagem, comente criticamente o seguinte trecho de Bagno:
[...] a ortografia de uma língua, o modo de escrever, não faz parte da gramática da língua [...] a ortografia foi um artifício inventado pelos seres humanos para poder registrar por mais tempo as coisas que eram ditas [...] o peso da tradição gramatical, no entanto, leva muita gente a confundir saber a língua com saber a ortografia oficial da língua (BAGNO, 2001, p. 31).
RESPOSTA
A língua é parte da cultura. É através dela que um grupo de indivíduos pode se comunicar e se relacionar. Portanto, a língua é uma forma de manifestação da linguagem, sendo uma maneira de comunicação verbal que utiliza um conjunto de signos e regras por aquele que fala.
No entanto, a língua também exerce relação de poder. O ato linguístico também constitui o domínio do homem pelo homem, podendo ser expresso através de situações em que existam níveis discursivos heterogêneos, proporcionando uma relação de domínio, devido à capacidade de convencimento ou persuasão do emissor sobre o receptor. Ao dominar o discurso, o emissor passa a ter autoridade sobre o que fala e com isso, uma suposta ascendência sobre o receptor, que não é capaz de contestar.
A língua a ser ensinada na escola precisa ser sistematizada e, portanto, possuir signos linguísticos, que definirão a ortografia oficial de uma língua. A língua culta ensinada na escola corresponde ao ideário da classe dominante, criando um abismo entre a língua oficial e a língua falada pelo povo. A escola acaba por exercer uma violência simbólica perante aqueles que