AD 2 de Psicologia
Questão 1 Erik Erikson focalizou seus estudos nos estágios críticos e criativos do desenvolvimento e na resolução de várias crises de identidade definidas poe ele como “um conflito inevitável que acompanha o crescimento do senso de identidade durante a adolescência”.
a) Definiu três dimensões que constituem a identidade humana: universal, individual e social.
Universal: determinada geneticamente, constituída de um conjunto de impulsos e pulsões fazendo com que os seres humanos se pareçam em sentimentos e motivações básicas.
Individual: caracterizado pelos traços particulares do temperamento.
Social: marca o nosso pertencimento a um grupo, englobando as características que nos assemelham aos nosso pares sociais e culturais.
b) Conflito nuclear ou crise normativa: são os conflitos importantes para nosso desenvolvimento que surgem em cada etapa de nossa vida como um desafio característico.
Questão 2 Jean Piaget organizou o desenvolvimento cognitivo em uma série de estágios. Ao caracterizar a sequência de desenvolvimento da inteligência em seus quatro estágios deixou claro a incorporação gradativa de novas experiências e sua importância para que a criança fosse atingindo os estágios subsequentes.
1º estágio: Sensório-motor → Vai do nascimento aos 2 anos de vida. Caracteriza-se pela construção de esquemas de ação que possibilitam a criança assimilar objetos e pessoas. Nesta etapa a criança desenvolve o conceito de permanência do objeto, constrói esquemas sensório-motores e é capaz de fazer imitações. Sua linguagem vai da ecolalia (repetição de sons simples ou de sílabas) à palavra-frase. Sua conduta social é de isolamento e indiferenciação.
2º estágio: Pré-operatório → Compreendido entre os 2 e 6 anos de idade. Nesta etapa a criança inicia a construção da relação causa e efeito. É a chamada idade dos “porquês” e do “faz-de-conta”. O pensamento é estático. Neste período a criança cria imagens mentais na ausência do objeto ou da ação;