biologia comparada de vertebrados
Disciplina: Biologia Geral
BIOLOGIA COMPARADA DE VERTEBRADOS
agosto,2013
Introdução
Nesse trabalho o assunto a ser abordado é sobre os animais vertebrados, seus cinco grandes grupos (peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos). Esses animais possuem uma grande biodiversidade especialmente quanto ao tamanho, formas de reprodução e metabolismo.
Serão apresentadas suas características gerais, formas de reprodução, digestão, respiração entre outras características essências para a classificação desses animais que apresentam como principal característica em comum, a coluna vertebral.
Características gerais, morfológicas e funcionais dos grandes grupos de vertebrados
Peixes Todos os peixes são animais aquáticos, possuem sistema circulatório fechado, coração com duas cavidades (um ventrículo e uma aurícula), aparelho digestório completo, e são ectotermos ,ou seja, eles regulam suas temperaturas a partir de fontes de calor externas. Porém a ectotermia, assim como muitas características presentes nos peixes, não pode ser generalizada. Estão bem adaptados à vida aquática. Eles são aerodinâmicos. Seu esqueleto não é tão pesado como o dos vertebrados terrestres. Os músculos segmentados e a cauda proporcionam o impulso para a locomoção e as nadadeiras, a estabilidade e a habilidade de manobras e a estrutura dos órgãos dos sentidos permite a detecção de mudanças ocorridas na água.
Esses animais retém o calor produzido em seus músculos, durante a natação e, por meio de uma estrutura rica em vasos capilares esse calor é transmitido ao sangue e distribuído por todo o corpo.
Uma das poucas características exclusivas dos peixes é o arranjo dos vasos sanguíneos branquiais: o fluxo do sangue é oposto ao da água que passa pelas brânquias. Esse tipo de arranjo tem o nome de "troca por contracorrente" e tal sistema garante o máximo