Psicologia da Educação AD 2
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Curso de Licenciatura em Pedagogia
Psicologia da Educação
Pólos: Angra dos Reis, Belford Roxo, Itaguaí, Magé, Maracanã, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paracambi, Petrópolis, Resende, São Pedro da Aldeia.
Coordenador: José Mauro Nunes
Avaliação A DISTÂNCIA 2 – 2011/1
Entrega: 10/05/2011
1ª QUESTÃO (2 pontos)
Na Aula 6, para tratarmos da Teoria do Desenvolvimento Psicossocial de Erik Erikson, tomamos como base um texto de autoria de José Robério de Sousa Almeida. Para o autor, Erik Erikson não focou sua pesquisa/teoria no id e nas motivações conscientes como os demais psicanalistas. Sua teoria focou as crises do ego no problema da identidade.
Como vocês estudaram no texto sugerido, a Teoria Eriksoniana do desenvolvimento humano apresenta algumas características peculiares, bem como oito fases. As fases/estágios psicossociais da Teoria de Erik Erikson correspondem às oito crises do ego que servem para fortificá-lo ou para fragilizá-lo dependendo do desfecho. São estas crises que definem os nomes dos estágios psicossociais da Teoria de Erik Erikson.
Complete o quadro abaixo:
Estágio de Desenvolvimento Psicossocial
Características
Confiança básica X Desconfiança básica
Através do contato com a mãe pela amamentação a criança estabelece uma identidade com o ego, embora seja essencial, o aparecimento da confiança e da desconfiança também é necessário para manter o equilíbrio.
Autonomia X Vergonha e Dúvida
Corresponde a fase anal de Freud. A criança passa a controlar não só o esfíncter , mas também todo o seu corpo e do meio em que vive, gerando um sentimento de autonomia. Caminhar,agarrar objetos e outras habilidades físicas são fundamentais. É a fase da mobilidade ( primeiro momento de sua emancipação em relação aos pais), da