Acústica Arquitetônica
ACÚSTICA ARQUITETÔNICA Prof.: Jean Fechine
Campina Grande, Maio de 2013.
1. ASPÉCTOS FÍSICOS DA ACÚSTICA
O desenvolvimento crescente da tecnologia, entre outros avanços, traz consigo um problema comum e facilmente encontrado no que se refere ao funcionamento de máquinas e outros equipamentos da era moderna. Tal problema denomina-se ruído, e seus efeitos se fazem sentir tanto nos locais de trabalho, quanto nas comunidades, e causam no ser humano danos que podem variar de um simples desagrado a perdas temporárias ou permanentes da capacidade auditiva.
A Segurança e o conforto necessários ao desenvolvimento de diversas atividades sejam por operários, em ambientes de trabalho ou por quaisquer pessoas divertindo-se ou descansando em algum local é objeto de interesse de parte da legislação técnica brasileira.
Normas Regulamentadoras brasileiras, norte americanas, germânicas e de outras nacionalidades apresentam critérios legais e técnicas direcionadas à verificação e análise acústica visando adequar o ambiente construído, privado ou público aos padrões humanos exigidos por seus usuários, sendo estes compatíveis com o tipo de atividades a serem desempenhadas.
Mesmo diante de um suporte legislativo considerável, no Brasil, com certa frequência, encontram-se laudos descrevendo avaliações de ruídos desenvolvidos de forma empírica ou intuitiva. Tal fato se deve, por um lado, ao desconhecimento do assunto e por outro, as dificuldades inerentes á aquisição ou atualização da literatura e dos instrumentos utilizados para este fim.
Como forma de contribuir para o estudo do som relacionado ao homem e ao ambiente construído, esta apostila contempla vários aspectos ligados às técnicas de verificação controle e tratamento do som no ambiente construído.
2. SOM
Considerando a existência de um espaço de ar, a física define o som como sendo uma perturbação na