activo circulante
O activo é um conceito contabilístico que representa o conjunto de todos os bens e direitos, tangíveis ou intangíveis, detidos por um determinado indivíduo ou organização, e a que pode ser atribuído um valor monetário.
O Activo pode ser repartido em Activo Fixo e em Activo Variável:
O Activo Fixo representa o conjunto de bens e direitos que, pelas suas características permanecem na posse da organização durante um longo período de tempo, tais como terrenos, instalações, equipamentos, direitos de utilização de espaços, marcas ou tecnologias, propriedade industrial e intelectual, participações financeiras de longo prazo, entre outros (em termos contabilísticos corresponde aos bens e direitos classificados nas rubricas de imobilizações corpóreas, incorpóreas e financeiras).
O Activo Variável representa o conjunto de bens e direitos que estão na empresa com o objectivo de serem convertidos em meios monetários tais como as existências, as dívidas a receber, os depósitos bancários, entre outros.
Numa perspectiva contabilística, o activo é representado do lado direito do Balanço e corresponde ao conjunto de aplicações efectuadas pela organização.
2. Activo Circulante
Os activos que podem ser considerados como circulantes incluem: dinheiro em caixa, conta movimento em banco, aplicações financeiras, contas a receber, estoques, despesas antecipadas, numerário em caixa, depósito bancário, mercadorias, matérias-primas e títulos.
O ativo circulante é aquele que irá se realizar até o final do exercício social seguinte ao do balanço que está sendo elaborado e é equivalente ao "capital em giro".
A separação dos activos circulantes relativamente aos restantes activos tem especial importância na análise da estrutura financeira da empresa num horizonte de curto prazo, nomeadamente na Análise da liquidez.
Nos casos em que os activos circulantes não são suficientes para cobrir os passivos de curto prazo, diz-se que a empresa enfrenta um problema de liquidez o