Analise de Racios
1.1 O que é Análise Financeira
Análise financeira, significa, entre outras coisas, extrair dos documentos contabilísticos (historicos e projectados) informação sobre a rendibilidade, solvência, liquidez, equilíbrio financeiro, competitividade económica, risco, eficiência e avaliação de uma empresa com objectivo de auxiliar a tomada de decisões por gestores, investidores, accionistas, bolsa de valores, credores, fornecedores, financiadores, concorrentes, trabalhadores, estado, e o público em geral.
Resumindo, Análise financeira é um conjunto de técnicas destinadas a conhecer, avaliar e interpretar a situação económica e a situação financeira da empresa, partindo dos documentos contabilísticos e financeiros.
Centra-se normalmente em cinco vertentes:
Equilíbrio Financeiro;
Rendibilidade dos Capitais Investidos;
Risco;
Crescimento;
Criação de Valor.
Objectivos da análise financeira de acordo com diferentes perspectivas de análise pretendida:
Económica – o objectivo é analisar a capacidade da empresa de gerar resultados e remunerar os capitais investidos, isto é rendibilidade da empresa.
Financeira – o objectivo é analisar a capacidade que a empresa tem para honrar os compromissos no curto, médio e longo prazo. Deste modo, a análise financeira consiste em estudar se a liquidez e a estrutura financeira são adequadas para efectuar os pagamentos atempados no curto prazo (pagamento de matérias-primas, dos salários, da energia), bem como no médio e longo prazos (reembolsos de sindicatos bancários, de empréstimos obrigacionistas).
Estática – o objectivo é analisar uma peça de cada demonstração financeira sem considerar o factor tempo, isto é, peças relativas somente a um ano.
Dinâmica – o objectivo é analisar peças de diferentes anos, isto é, peças relativas a pelo menos dois anos.
Fundamental – o objectivo é analisar relatórios financeiros produzidos e publicados pelas empresas, a estratégia adoptada