Actividades de formação
ATIVIDADES FORMATIVAS 2
Instrumentos de avaliação ao serviço da aprendizagem
CURSO DE PROFISSIONALIZAÇÂO EM SERVIÇO 2012
1
Estas atividades pretendem apoiar o seu processo de autoaprendizagem em relação ao Tema 2: Instrumentos de avaliação ao serviço da aprendizagem. Para as realizar necessita estudar, analisar e refletir sobre os conhecimentos apropriados e mobilizar competências desenvolvidas através da leitura dos materiais de aprendizagem e outras pesquisas que considere convenientes. Embora estas atividades sejam realizadas individualmente, existe um Fórum onde pode promover o debate com os(as) colegas sobre o tema, em particular sobre as atividades formativas, contribuindo com comentários, esclarecimento de ideias, e/ou disponibilização de recursos, proporcionando, deste modo, o aprofundamento dos conhecimentos e a entreajuda nas aprendizagens. As atividades formativas propostas têm como base os dois textos seguintes, disponibilizados no âmbito do Tema 2:
Pinto, J & Santos, L. (2006). Instrumentos de avaliação ao serviço da aprendizagem. In J. Pinto & L. Santos (Eds.), Modelos de Avaliação das Aprendizagens (pp. 129-170). Lisboa: Universidade Aberta. Programa de avaliação em sala de aula de um professor (pp. 224-234) (texto retirado de Arends, R. I. (2008). Aprender a ensinar. Madrid: Mc Graw Hill)
1. Depois de ler o texto Instrumentos de avaliação ao serviço da aprendizagem elabore um quadro onde sintetize as vantagens e as limitações de cada um dos 3 instrumentos alternativos: teste em duas fases, relatório escrito e portefólio. 1.1 Usando o fórum entre estudantes promova uma debate com os seus colegas com base nos elementos recolhidos na questão 1. Para isso é necessário: a) iniciar um tópico com o nome de um instrumento de avaliação (por exemplo, relatório escrito); b) procurar exprimir a sua posição, no caso de ter sido iniciado um tópico por um colega, tendo sempre em atenção que a intervenção