Actividade semi presencial
1) Explique as forças intermoleculares existentes no DNA.
As ligações de hidrogénio, também designadas por pontes de hidrogénio, consistem num tipo de interação eletrostática entre moléculas e ocorrem entre moléculas que têm hidrogénio ligado a átomos muito eletronegativos, sobretudo azoto, oxigénio ou flúor. A ligação estabelece-se, devido ao facto de as moléculas serem fortemente polares, quando o átomo de hidrogénio parcialmente positivo de uma molécula é atraído pelo par de eletrões não partilhado (não ligante) do átomo eletronegativo de outra molécula. As ligações de hidrogénio são tanto mais fortes quanto maior for a polaridade da ligação covalente entre o hidrogénio e o outro elemento
2) Por que o éter dimetílico (CH3OCH3)adicionado à água possui menor temperatura de ebulição que a água adicionada ao metanol?
O éter dimetílico, embora possua a maior massa molar, é o que tem a menor Te (é um gás, à temperatura ambiente). Tanto o metanol como a água são líquidos, embora tenham massa molar menores. A água, a molécula mais leve da série, tem a maior temperatura de ebulição. Isto porque a água e o metanol interagem via ligação hidrogênio - a mais forte das interações intermoleculares, enquanto que o éter interage via dipolo-dipolo - não possue hidrogênios ligados ao oxigênio. A água possue dois hidrogênios ligados ao O - o que explica a sua maior temperatura de ebulição, em relação ao metanol, que possui apenas um. Como vemos, a substituição dos hidrogênios da água por grupos -CH 3 leva a compostos com menor temperatura de ebulição.
3) Dos quase 100 elementos químicos que existem na natureza, apenas 21 fazem parte do corpo humano. Sendo que mais de 60% da massa do nosso corpo é de oxigênio. Quais são os principais átomos existentes no nosso corpo e em qual proporção os principais se encontram?
hidrogênio 60,6%,oxigênio 25,7%, Carbono 10,7%, e nitrogênio 2,4%