Actividade fisica e saude publica
Dietética – Turma de Licenciatura 3
“Ensaio crítico sobre o artigo “Actividade Física e Saúde Pública”
Autor: Juliana Laureano
Aluna nr: 5120278
Leiria, 14 de Maio de 2013
IPL - Escola Superior de Saúde de Leiria
Dietética – Turma de Licenciatura 3
“Ensaio crítico sobre o artigo “Actividade Física e Saúde Pública”
Unidade Curricular: Imunologia
Docente: Susana Cardoso
Autor: Juliana Laureano – 5120278
Leiria, 14 de Maio de 2013
LISTA DE ABREVIATURAS, ACRÓNIMOS E SIGLAS
AF – Actividade física;
OMS - Organisação Mundial de Saúde;
ÍNDICE
LISTA DE ABREVIATURAS, ACRÓNIMOS E SIGLAS 3
ÍNDICE 4
INTRODUÇÃO 5
1.
CRÍTICA PESSOAL SOBRE O ARTIGO 6
2.
CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
ANEXOS 11
INTRODUÇÃO
O presente ensaio foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Imunologia do segundo semestre da Licenciatura em Dietética da Escola Superior de Saúde do Instituto
Politécnico de Leiria. O tema escolhido foi “Actividade Física e Saúde Pública” e o objetivo deste trabalho é efectuar uma crítica pessoal sobre um artigo relacionado com o tema escolhido.
Neste ensaio irei abordar a importância da prática regular de exercicio físico, bem como os seus benefícios na prevenção de excesso de peso, obesidade e algumas patologias associadas ao sedentarismo.
Nos ultimos anos têm-se efetuado estudos epidemiológicos, clinicos e observacionais que documentam claramente que a prática regular de AF (actividade física) trás grandes benefícios para a saúde do ser humano. Os indivíduos mais sedentários possuem um maior risco para sofrerem de doenças crónicas e uma mortalidade mais precosse dos que quem tem uma actividade física regular.
A OMS (Organisação Mundial de Saúde) estima que em todo o mundo, mais de 60% dos adultos não cumpram os níveis mínimos de actividade física que seriam benéficos para a saúde. (Mendes, Sousa, & Barata, Actividade Física e Saúde Pública,