Activia
Com o Case Activia fica muito claro o uso da ferramentas de pesquisas de marketing mas ao meu ver não se trata apenas de se lançar um novo produto mas sim de se maximimizar o uso dele .
Pelo histórico apresentado no estudo é destacado que o iogurte sempre possuiu a característica de estímulo ao intestino preguiçoso mas no caso do Activia em específico havia uma substância em efetivo que tornava tal característica ainda mais acentuada .
A partir da identificação de tal característica em específico vi a importância de se entender o mercado para avaliar o tamanho da oportunidade com o lançamento do Activia mas também entender se dentre todos os produtos internacionais que a marca já possuia se seria o Activia com mais aceitação .
Ficou claro que mais do se pesquisar o mercado para conhecer o tamanho da oportunidade para a Danone era necessário também um estudo interno da própria Danone para entender se o Activia seria o produto com maior potencial , sendo assim a pesquisa de marketing foi feita tanto externa como internamente .
Com a identificação pela Danone de que uma em cada três mulheres no Brasil apresentava queixa de intestino preguiçoso a empresa entendeu ser necessário conhecer alguns “pilares” desse problema, como suas causas, sintomas e sensações gerais presentes no organismo e no contexto de vida das consumidoras que vivenciavam esse “problema”.
Com a definição dos KPI’s a empresa passa então a identificar a penetração da marca bem como os efeitos da campanha “Desafio Activia”que prometia a seus usuários o seu dinheiro de volta em caso de ineficácia do produto .
Para mim esta talvez tenha sido a principal estratégia da companhia pois ao apresentar um baixo número de reclamaçoes , a empresa conseguiu fortalecer a imagem de sucesso do produto .
O interessante neste Case foi verificar também que a pesquisa de Marketing não acabou aqui , mas com o sucesso do produto se iniciou uma terceira etapa na qual a empresa passava