Case Activia
Um breve histórico da origem do iogurte e da Danone, nos mostra que há divergências de teorias da origem do iogurte, e começou a ser vendido em farmácias para pessoas com problemas digestivos e intestinais, começou a agradar o paladar dos consumidores, então Isaac Carasso começou a estudar os benefícios dos fermentos lácticos e assim surgiu a Danone. Hoje a Danone está presente em 120 países e possui outros três negócios alem do iogurte, sendo água, nutrição infantil e nutrição hospitalar.
Em busca de fortalecer o portfólio no Brasil a Danone investiu na pesquisa de mercado referente a intestino preguiçoso, afim de retirar as seguintes dúvidas: Como os consumidores percebiam e lidavam com o tema “intestino preguiçoso”, bem como questões estratégicas, identificando se a marca seria bem aceita no país.
Outra pesquisa realizada no Brasil, através da Danone mostrou que uma a cada três mulheres apresentavam queixa de intestino preguiçoso, a partir daí foram realizadas varias pesquisas a fim de descobrir as causas do problema, as atitudes tomadas pelas consumidoras e o nível de conscientização sobre o intestino preguiçoso.
Lançado o Activia no Brasil, sendo o primeiro iogurte funcional no país, porem surge uma preocupação, tornar hábito o consumo de iogurtes na população brasileira pois tem o consumo per capta muito menores que outros países como França e Espanha (Quase cinco vezes menor) (dados de 2010).
Buscando o aumento de consumo per capita Activia comunicou, desde 2005, sua campanha Desafio Activia, em que a marca prometia “ajudar na regularização do intestino ou seu dinheiro de volta” alem desse também foi realizado outro filme “Resíduos” onde procurou aumentar a relevância quanto ao problema de intestino preguiçoso e reforçar o aspecto científico do produto que consegue passar vivo pelo estômago e chegar ao intestino, contribuindo, assim, para o balanço da flora intestinal.
Pesquisas também mostraram a oportunidade de expansão do mercado e do