ACP x Logoterapia
No presente trabalho é feita uma comparação das abordagens da terapia centrada na pessoa(ACP) e Logoterapia. Primeiro é feita uma explanação dos pontos principais de cada abordagem e depois é feito um quadro comparativo.
Abordagem Centrada na Pessoa-ACP
Carl Rogers desenvolveu o modelo de Terapia chamado de Terapia Centrada na Pessoa(ou Abordagem Centrada no Cliente). Essa terapia busca entrar em relação com o outro,estando implícito um modo positivo de conceitualizar a pessoa humana. Ela possui uma base humanista integrando três pontos principais:
a) Uma concepção do homem alicerçada nos princípios da corrente humanista da Psicologia.
b) Uma abordagem fenomenológica que privilegia a experiência subjetiva da pessoa, implicando que o conhecimento que se tem do outro surge a partir da compreensão do seu quadro de referências.
c) Uma forma de entrar em relação que se constitui como um encontro entre pessoas.
Para Rogers o homem é um ser digno de confiança. Ele criou dos conceitos fundamentais da ACP: Tendencia atualizante e a não Diretividade. Tendência Atualizante
A noção de Tendência Atualizante é para Rogers o postulado fundamental da Abordagem Centrada na Pessoa, à medida que conduz não só à satisfação das necessidades básicas do organismo, como também às mais complexas. A Tendência Atualizante permite, por um lado, a confirmação do Self e, por outro, a preservação do organismo. Para Rogers, sempre que esta consonância não se verifique, a pessoa entra em estado de incongruência, ou seja, gera-se um desequilíbrio entre a experiência real e a simbólica, o que se traduz num comportamento desajustado, conduzindo a estados de ansiedade, angústia e depressão, os quais, por sua vez, afetam a personalidade e o seu respectivo desenvolvimento.
Não Diretividade
A definição de não diretividade passa, segundo Rogers, pelo acreditar que o indivíduo tem dentro de si amplos recursos para autocompreensão, para alterar seu autoconceito, suas atitudes