Acoplamentos rígidos e flexiveis
Definição:
Acoplamento é um conjunto mecânico, constituído de elementos de máquina, empregado na transmissão de movimento de rotação entre duas árvores ou eixo-árvores. Os acoplamentos preenchem vários outros requisitos como: * Absorver desalinhamento entre os eixos; * Absorver, parcialmente, choque em um dos eixos; * Amortecer vibrações torcionais; * Proteger máquinas e equipamentos de sobrecarga, funcionando como um fusível.
Classificação:
Os acoplamentos podem ser classificados em 3 grupos principais: * Acoplamentos rígidos ou fixos * Acoplamentos flexíveis * Acoplamentos elásticos
Acoplamento rígido ou fixo:
Não absorver qualquer tipo de desalinhamento, tampouco, os choques ou vibrações provenientes do funcionamento da maquina ou da partida do motor, são geralmente destinados às aplicações com necessidade de sincronismo torcional ou com constantes reversões de carga. Por não admitirem qualquer tipo de desalinhamento tais acoplamentos necessitam que se faça um alinhamento perfeito dos dois eixos acoplados, antes da partida do equipamento. Por motivo de segurança esses acoplamentos devem ser construídos sem nenhuma saliência pois provocaria um desbalanceamento no conjunto mecânico quando este entrar em rotação.
São recomendados para transmissão de alta potencia em baixas rotações (<400rpm) e para o acoplamento de eixos longos.
Alguns tipos de acoplamentos fixos:
Acoplamento rígido com flanges parafusadas
Utilizado quando se pretende conectar eixos, e é próprio para transmissão de grande potencia em baixa velocidade.
Acoplamento com luva de compressão ou de aperto
Facilita a manutenção de maquinas e equipamentos, contando com a vantagem de não interferir no posicionamento das árvores, podendo ser montado e removido sem problemas de alinhamento.
Acoplamentos de discos ou pratos
empregado na transmissão de grandes potencias em