Acidose e Alcalose
Acidose e alcalose são estados anormais resultantes de excesso de ácidos ou de bases no sangue. O pH normal do sangue deve ser mantido dentro de uma faixa estreita (7,35 – 7,45) para o funcionamento adequado dos processos metabólicos e para a liberação de quantidades corretas de oxigênio nos tecidos.
Acidose é um excesso de ácido no sangue, com pH abaixo de 7,35, e alcalose é um excesso de base no sangue, com pH acima de 7,45. Muitos distúrbios e doenças podem interferir no controle do pH do sangue, causando acidose ou alcalose. O metabolismo gera grande quantidade de ácidos que precisam ser neutralizados ou eliminados para manter o equilíbrio ácido-base.
Pulmões e rins são os principais órgãos envolvidos na regulação do pH do sangue. Os pulmões retiram ácido do corpo eliminando CO2. Os rins excretam ácidos na urina e regulam a concentração de bicarbonato uma base no sangue. Qualquer problema que afete os pulmões ou rins pode causar acidose ou alcalose.
ACIDOSE RESPIRATÓRIA
A acidose respiratória ocorre, muitas vezes, quando um indivíduo respira pouco profundamente, uma ventilação reduzida dos alvéolos pulmonares, ou quando as trocas gasosas são dificultadas por doenças como, por exemplo pneumonia, fibrose cística ou enfisema. Nestas condições o dióxido de carbono(PaCO2) acumula-se no sangue. A acidose respiratória é um problema clínico consequente da hipoventilação. Há uma produção acelerada de dióxido de carbono, com o aumento de PaCO2 devido a insuficiência respiratória imediata. A hipoventilação alveolar resulta em uma hipercapnia. A hipercapnia e a acidose respiratória ocorrem quando o problema na ventilação se estabelece e a retirada de CO2 pelos pulmões é menor do que a produção de CO2 pelos tecidos.
A resposta compensatória renal demora vários dias para ocorrer. Consequentemente, os distúrbios acido - base respiratórios são