Acidose e Alcalose
Alcalose : A alcalose respiratória é uma situação em que o sangue é alcalino devido a que a respiração rápida ou profunda tem como resultado uma baixa concentração de anidrido carbónico no sangue.
Causas: A alcalose respiratória é causada por ventilação aumentada e Pco2 diminuída, ou seja, pelo baixo nível de CO2 sanguíneo, devido à rápida e profunda respiração. É causada por hiperventilação pulmonar, raramente ocorrendo por uma condição fisiopatológica. Uma respiração rápida e profunda, provoca uma eliminação excessiva de CO2 do sangue. A causa mais frequente de hiperventilação, e portanto de alcalose respiratória, é a ansiedade. As outras causas de alcalose respiratória são a dor, a cirrose hepática, baixos valores de oxigénio no sangue, febre e sobre dose de aspirina.
Sintômas: A alcalose respiratória pode produzir ansiedade e uma sensação de formigueiro à volta dos lábios e do rosto. Se ela se agravar, pode causar espasmos musculares e o doente pode sentir-se separado da realidade
Tratamento:
Habitualmente o único tratamento necessário é reduzir a velocidade da respiração. Quando a alcalose respiratória é causada pela ansiedade, o esforço consciente de retardar a respiração pode fazer com que a situação desapareça.Se a respiração rápida é causada por qualquer tipo de dor, geralmente o alívio da mesma é suficiente para que o ritmo respiratório se regularize. Respirar dentro de um saco de papel pode ajudar a aumentar o conteúdo de CO2 do sangue, já que se aspira novamente o CO2 depois de tê-lo expulsado. Quando os valores de CO2 aumentam, os sintomas de hiperventilação melhoram, reduzindo desse modo a ansiedade e interrompendo-se o ataque
acidose: A acidose respiratória é a excessiva acidez do sangue causada por uma acumulação de anidrido carbónico no sangue em resultado de um fraco funcionamento pulmonar ou de uma respiração lenta.
Causas: é causada por Ventilação diminuída e Pco2 aumentada, ou seja, quando um fator diminui