Acidose e alcalose
Definição:
Acidose metabólica é uma condição na qual há ácido demais nos fluidos corporais. Também é um processo patológico que resulta no acúmulo de ácidos [H+]. A equação de Henderson mostra que a concentração de [H+] pode ser determinada por meio de duas variáveis: a pressão parcial de gás carbônico (PaCO2) e a concentração de bicarbonato. Quando um aumento do ácido supera o sistema tampão do pH do corpo, o sangue pode tornar-se realmente ácido. Quando o pH sanguíneo cai, a respiração torna-se mais profunda e rápida à medida que o organismo tenta livrar o sangue do excesso de ácido reduzindo a quantidade de dióxido de carbono.
Causas:
A acidose metabólica é um distúrbio acidobásico frequente, em especial nos pacientes internados nas unidades de cuidados intensivos. Frequentemente esse distúrbio está relacionado à patogênese de doenças graves, associado a sinais e sintomas. Ele é um marcador de prognóstico ruim.
A malária também pode causar acidose metabólica. O Malaria Plasmodiums destrói as hemácias muito eficientemente. Isso causa uma anemia severa que leva a baixos níveis de oxigênio. Há formação de ácido láctico como resultado disso, fazendo com que o pH sanguíneo caia.
Sintomas:
Em geral, o paciente com acidose metabólica apresenta os sintomas da doença de base, e não da acidose metabólica em si. Independentemente da causa, o achado clínico mais comum em pacientes com acidose metabólica é a hiperventilação de Kussmaul.
Nos casos mais graves, independente da causa de base, podem ser produzidos efeitos diretos cardiovasculares, respiratórios, gastrointestinais e em SNC. A contratilidade do miocárdio é afetada e pode progredir para choque circulatório.
Tratamento:
O tratamento é direcionado para a causa de base da acidose metabólica. Certas intoxicações podem requerer terapia com antídotos específicos ou hemodiálise. Quando a acidose metabólica é uma complicação de insuficiência renal