acidos carboxilicos
3-
Ácidos Carboxílicos
26
ÁCIDOS CARBOXÍLICOS
3.1- Estrutura dos Ácidos Carboxílicos
Os ácidos carboxílicos são compostos caracterizados pela presença do grupo carboxila (COOH), resultante da união dos grupos carbonila e hidroxila e representa o estado de oxidação de um carbono primário imediatamente acima do de um aldeído. O grupo carboxila sempre estará na extremidade da cadeia:
O
C
OH
Os ácidos formam ligações hidrogênio ainda mais fortes do que os álcoois, porque as ligações O−H estão mais fortemente polarizadas e a ponte de hidrogênio pode se ligar ao oxigênio mais negativo da carbonila ao invés de se ligar a um oxigênio de outra hidroxila.
3.2- Nomenclatura dos Ácidos Carboxílicos
3.2.1 Nomenclatura oficial IUPAC: de acordo com a IUPAC, a nomenclatura dos ácidos carboxílicos utiliza o sufixo "ÓICO":
ÁCIDO +
Nome do
Alcano
–O
+ ÓICO
Sua nomenclatura segue as mesmas regras dos aldeídos. Deste modo, se no composto existirem insaturações e/ou ramificações, elas devem ser indicadas no nome, iniciando-se a numeração dos carbonos na extremidade em que se localiza a carboxila. Exemplos:
CH3
H 3C
H2
H 2C
C
CH2
CH3
C
C
H
CH3
H
C
CH2
O
C
OH
CH3
Ácido 3 terc-butil 2 etil heptanóico
HC
C
H2
C
O
C
OH
Ácido but-3-inóico
Química Orgânica
O
C
H2
C
H2
C
Ácidos Carboxílicos
O
O
C
C
HO
27
OH
OH
Ácido butanodióico
Ácido benzóico
Muitos dos ácidos carboxílicos comuns foram inicialmente isolados de fontes naturais, especialmente de gorduras, daí serem freqüentemente chamados de
"ácidos graxos".
3.2.2 Nomenclatura Usual: os nomes usuais (vulgares), utilizados antes de serem conhecidas suas estruturas químicas, referem-se à origem natural e não às estruturas. Assim, a irritação causada por uma mordida de formiga é devida em parte ao ácido fórmico (do latim formica, formiga); o principal ingrediente do vinagre é o