Estudante
O 555 é um circuito integrado (chip) utilizado em uma variedade de aplicações de temporização ou como multivibrador. O 555 tem três modos de operação: Modo monoestável: nesta configuração, o CI 555 funciona como um disparador. Suas aplicações incluem temporizadores, detector de pulso, chaves imunes a ruído, interruptores de toque, etc; Modo estável: O CI 555 opera como um oscilador. Os usos incluem pisca-pisca de LED, geradores de pulso, relógios, geradores de tom, alarmes de segurança, etc; Modo biestável: o CI 555 pode operar como um flip-flop, se o pino DIS não for conectado e se não for utilizado capacitor. A aplicações incluem chaves imunes a ruído, etc.
Iremos utilizar o 555 como oscilador eletrônico (modo estável) é um circuito eletrônico que produz um sinal eletrônico repetitivo, em nossa aplicação uma onda quadrada. Sem a necessidade de aplicação de um sinal externo. O impulso aparece quando a entrada de disparo (TRIGGER IN) cai abaixo de 1/3 da tensão de alimentação, que neste caso é de 5V. A entrada do pulso de disparo tem que ser mais curta que a largura do impulso de saída T. Às vezes convém proporcionar o impulso do disparador médio de um circuito diferenciador formado por um capacitor e uma resistência. O impulso de saída procedente deste circuito é aproximadamente igual a constante de tempo RC, no que a largura se refere.
Contador Assíncronos Crescente 7490
Contador Assíncronos Crescente Nestes contadores, a saída de um Flip-Flop é ligada a entrada de clock do Flip-Flop seguinte, ou seja, somente um Flip-Flop é controlado por pulsos de clock externos.
O numero “n” de estados internos irá caracterizar o modulo do contador. Assim, por exemplo, um contador que possui 9 estados internos é dito de modulo 9. Se este contador for do tipo crescente, a sua base binária de contagem é de 0000 a