Acidos base
Em química, o grupo de substâncias compostas que possuem propriedades químicas semelhantes , denominadas propriedades funcionais, recebe o nome de função química. Quando um determinado composto possui características como acidez ou basicidade, solubilidade em água, reatividade de acordo com determinada função química, diz-se que este pertence a esta função química. As funções químicas são divididas de acordo com a divisão clássica da química. Segundo Arrhenius, ácido é toda a substância que libera um íon H+ em água, ou, mais detalhadamente substâncias que em meio aquoso se dissociam, liberando o cátion H+ e um ânion diferente de HO-. A teoria atual de Bronsted-Lowry define como ácido uma substância capaz de receber um par de elétrons. Além disso, a teoria de Arrhenius também foi atualizada:
Ácido é toda a substância que libera um íon H3O+
Ácidos e bases estão muito presentes em nossas vidas mesmo sem percebemos: no vinagre(ácido ascético) na bateria do carro (ácido sulfúrico) no limão(ácido cítrico) e ate mesmo nos nossos músculos (ácido latico) alguns ácidos como os ácidos sulfúrico e nítrico são de extrema importância para a agricultura Os ácidos e bases estão em nossas vidas a todo o tempo,não só no meio de fabricação de produtos indústrias para o uso como também só próprio organismo.
Os ácidos por exemplo no estômago há uma pequena quantidade de ácido(ácido clorídrico) que auxilia na digestão do bolo alimentar. O DNA responsável pela transcrição do código genético e também um ácido assim como o RNA. As bases são importantes para neutralização dos ácidos, por exemplo quando esta com asia ,usa-se o leite de magnésia justamente para neutralizar a ação do ácido clorídrico em nosso estômago. Embora seja mais usual os sais como o bicarbonato de sódio que neutraliza da mesma forma o suco gástrico.
Classificação dos ácidos
a) de acordo com a presença de oxigênio
Hidrácidos: não possuem oxigênio na fórmula.
Exemplos: HI,HCl,HF.