Acido
O Ácido Hialurônico é um *polissacarídeo natural com excelente compatibilidade biológica , é o principal componente da nossa matriz extracelular (MEC) que além da sua função estrutural , pode influenciar na proliferação celular , está presente em mais de 50% dos tecidos do corpo humano , principalmente nos tecidos conjuntivos e nervosos . Antigamente , era extraído da crista de galo , mas atualmente é obtido principalmente através de fermentação .
Este componente ‘chave’ da matriz extracelular está envolvido em vários mecanismos do processo de cura de lesões , é altamente higroscópico e é essencialmente importante para a visco-elasticidade da pele . Devido à suas propriedades físico-químicas excepcionais e capacidade higroscópica , além da participação em diversos processos biológicos , o processo de envelhecimento leva a uma menor produção de Ácido Hialurônico , com consequente perda de elasticidade , firmeza , hidratação e volume da pele . Os principais sinais do envelhecimento são as rugas , perda de volume e de contorno facial .
A interação entre o Ácido Hialurônico de aplicação tópica e seu receptor da membrana celular CD44 inicia algumas vias de sinalização intracelular , regulando a proliferação , a migração e a diferenciação celular . A resposta celular é amplamente influenciada pelo tamanho da molécula e pela estrutura de fragmentos formados pela degradação do AH pela ação de radicais livres ou da hialuronidase .
Metabolicamente , o Ácido Hialurônico é muito ativo : a meia vida desse composto na pele é de um dia . Embora esteja presente em todos os tecidos , mais de 50% do AH do corpo humano encontra-se na pele . Na epiderme , participa da proliferação e da diferenciação das células basais e na derme está associado ao Versican .
Propriedades :
Possui as propriedades de controlar os eletrólitos e água nos fluídos extracelulares , cicatrizante , protetor contra infecções e lubrificante . Acredita-se que a diminuição dos níveis