custo industrial
CAMPUS CARAZINHO
FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA
QUESTÕES DE CUSTOS DIRETOS E INDIRETOS
Disciplina: Custos Industriais
Acadêmico
Carazinho, abril de 2013.
1) Descreva:
a) Custo direto
São os custos sucetíveis de serem identificados com os bens ou serviços resultantes, ou seja, têm parcelas definidas apropriadas a cada unidade ou lote produzidas. Geralmente são representados por mão-de-obra direta e pelas matérias primas.
b) Custo indireto.
Todos os outros custos que dependem da adoção de algum critério de rateio para sua atribuição à produção. No jargão da contabilidade brasileira eles são chamados de CIF, de Custos Indiretos de Fabricação.
c) Despesa direta.
São consideradas despesas fixas, aquelas cujo total não varia proporcionalmente ao volume produzido (na indústria), ou ao volume de vendas (comércio e serviço), ou seja, existem despesas a serem pagas independente da quantidade produzida ou do valor de vendas. Como exemplo, podemos citar: aluguel, honorários de contador, seguro da empresa, salário dos funcionários, entre outros.
d) Despesa indireta.
Já as despesas variáveis, são aquelas que variam proporcionalmente ao volume produzido ou ao volume vendido, ou seja, só haverá despesa se houver venda ou unidades produzidas. São exemplos: comissões sobre vendas e impostos.
2) Descreva as despesas do sistema de comercialização ou vendas.
O Custo Total de Comercialização corresponde ao que a empresa gasta para vender os seus produtos, serviços ou mercadorias, dentre impostos, contribuições e comissões. As despesas de comercialização são aquelas que incidem sobre o preço de venda de um produto, serviço ou mercadoria
3) Descreva:
a) Custos variáveis.
São os custos que, em bases unitárias possuem um valor que não se altera com alterações nas quantidades produzidas, porém, cujos valores totais variam em relação