acidez
Um ácido é um composto capaz de fornecer íons de hidrogênio, H+, em solução aquosa. Um ácido reage com uma base. Uma base é um composto capaz de fornecer íons hidróxidos, OH-, em solução aquosa. Uma base reage com um ácido. (JONH RUSSELL, 2012)
Os ácidos orgânicos contidos nos alimentos influenciam muito da aceitação de um determinado alimento, já que modificam suas propriedades sensoriais. A acidez de um alimento também pode ser um indicativo de deterioração do produto e consequentemente da qualidade. É importante saber o teor de acidez de um determinado alimento por que ela é importante na manutenção do equilíbrio ácido – base no organismo. Já o pH funciona como um indicativo de atividade microbiana, enzimática e do grau de maturação de alguns frutos. Existem três métodos de analise de acidez nos alimentos: acidez total titulável, acidez volátil e identificação dos ácidos orgânicos (HELOISA CECCHI, 2009).
2 OBJETIVO
Determinação da acidez em óleo de soja, através da técnica simples de titulação com base padronizada, utilizando como indicador fenolftaleína. E determinação do pH em suco através da do aparelho potenciômetro.
3 MATERIAL
Bureta
Proveta
Erlenmeyer
Frasco conta gostas
5 mL de óleo de soja
Amostra de suco de laranja e caju
4 REAGENTES
-Álcool Etílico
-NaOH 0,1 N
Fenoftaleína
Solução Tampão pH= 4
Solução Tampão pH= 7
5 PROCEDIMENTO
Na medida do pH com potenciômetro, inicialmente calibra-se o aparelho e em seguida, coloca-se a amostra em um erlenmeyer e faz-se a leitura direta.
Na titulação do óleo, transfere-se o óleo para o erlenmeyer de 125 mL. Adiciona-se 50 mL de ácool etílico neutro. Agita-se e adiciona-se 5 gotas de fenolftaleína. Titula-se com 0,5 mL de NaOH 0,1 N até a coloração rósea.
6 RESULTADO
CÁLCULO:
Acidez em ácido oleico %: 0,5 x 1,17877 x 100 x 0,0282 = 0,332 5
pH:
A amostra de suco de laranja