Acidez e Ph em alimentos
Alguns exemplos de fatores acidificantes são a dieta ocidental, que é largamente composta por alimentos formadores de ácidos, como os produtos industrializados; o uso de estimulantes como tabaco, café e alcool; o estresse e a atividade físcas, tanto insuficientes como o excessivo.
Em alimentos a influência do sabor, odor, cor e estabilidade é devido aos ácidos orgânicos. Em frutas e vegetais a proporção de ácidos orgânicos varia de acordo com o grau de maturação e condições de crescimento. E a maioria dos alimentos são ligeiramentge ácidos, já que alimentos alcalinos possuem sabor desagradável. Os principais ácidos orgâicos são o cítrico, málico, oxálico e succínico.
Para compensar nossa necessidade de consumo de proteínas, que são acidificantes, precisamos consumir bastante frutas e vegetais, que são alcalinizantes, estabelecendo assim um equilíbrio da acidez corpórea. Dessa forma, para manter a saúde e importante consumir pelo menos 60% de alimentos alcalinizantes.
A determinação do pH em alimentos tem uma importância no conhecimento da deterioração do alimento e crescimento de microorganismos; atividade das enzimas; retenção do sabor-odor de produtos de frutas, bem como seu estado de maturação.
As pesquisas mostram que para o corpo curar-se o seu pH precisa estar levemente alcalino. E independente de que método seja usado para cuidar da saúde, ele não será eficaz enquanto o pH não estiver equilibrado.
Acidose pode causar problemas simples como gripe, baixa energia, digestão e eliminação lentas, dores de cabeça até doenças graves como cancêr, obesidade, osteoporose, dentre muitas outras.
Se o pH do corpo não