Acidez do Acido Acetilsalecilico
UNIPAMPA
CAMPUS BAGÉ
ENGENHARIA QUÍMICA
QUÍMICA ANALÍTICA EXPERIMENTAL
RELATÓRIO 1
Determinação do teor de Ácido Acetilsalicílico em comprimidos de AAS
Bagé
Outubro 2015
INTRODUÇÃO:
Realizou-se pratica intitulada como determinação do Ácido Acetilsalicílico (C9H8O4) com Hidróxido de Sódio (NaOH).
OBJETIVO:
O objetivo é padronizar uma solução de Ácido Acetilsalicílico (C9H8O4) dissolvido em etanol (C2H6O) e água (H2O) com Hidróxido de Sódio (NaOH), e determinar a acidez presente na solução.
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA:
ÁCIDO ACETILSALICÍLICO (C9H8O4):
É um medicamento classificado como anti-inflamatório, antipirético, analgésico, como também evita o desenvolvimento, agregação das plaquetas e formação de trombos arteriais. É um pó totalmente cristalino branco ou cristais incolores, quando em seu estado puro, facilmente solúvel no éter e álcool, mas não na água.
Molécula do ácido Acetilsalicílico.
HIDRÓXIDO DE SÓDIO (NaOH):
Caracteriza-se por ser base de Arrhenius muito forte, portanto, é utilizada para neutralizar ácidos fortes ou tornar rapidamente alcalino um meio reacional, mesmo em poucas concentrações. Sua obtenção origina-se da eletrólise de Cloreto de Sódio (NaCl) em meio aquoso.
FENOLFITALEINA (C20H14O4) :
É um indicador de pH que apresenta-se normalmente como um sólido em pó branco ou em solução alcoólica como um líquido incolor. É insolúvel em água, porém solúvel em etanol (álcool etílico). Utilizada frequentemente em titulações, na forma de suas soluções alcoólicas, mantém-se incolor em soluções ácidas e torna-se cor-de-rosa em soluções básicas. A sua cor muda a valores de pH entre pH 8,2 e pH 9,8. Se a concentração do indicador for particularmente forte, pode tomar uma cor carmim ou fúcsia.
Por esta propriedade