Acidentes de trabalho
ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO CURSO TÉCNICO DE ADMINISTRAÇÃO
LUCAS BISSOLI SPADETTO
RUBIA BOTTACINE DALVI
SIRVAL MARTINS DOS SANTOS JÚNIOR
LEVANTAMENTO DE ACIDENTES DE TRABALHOS
VENDA NOVA DO IMIGRANTE,
2013.
1 - Introdução
No âmbito organizacional, independentemente do posicionamento de sua hierarquia, o colaborador está sujeito a sofrer acidentes. Acidentes estes denominados como “aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho" conforme o artigo 19 da Lei nº 8.213/9. Mesmo com elevadas estatísticas de vítimas fatais, o profissional de Segurança do Trabalho fica encarregado de dispor recursos tecnológicos de caráter preventivos, como equipamentos de proteção individual ou coletiva e fiscalização rígida. No entanto, faz-se necessário um breve estudo sobre este assunto que se faz presente corriqueiramente na vida dos empregados de todo o mundo.
2 - Desenvolvimento
(Breve introdução)
2.1 – Números de acidentes de trabalho
Cerca 700 mil casos de acidentes de trabalho são registrados em média no Brasil todos os anos, sem contar os casos não notificados oficialmente, de acordo com o Ministério da Previdência.
2.2 – Principais causas dos acidentes de trabalho
Os acidentes de trabalhos podem acontecer devido a diversos motivos, como: * A violação de um procedimento aceito como seguro, que pode levar a ocorrência de um acidente.
Exemplo: * Agir sem permissão; * Dirigir perigosamente; * Deixar de chamar a atenção; * Não usar EPI; * Brincar em local de trabalho; * Usar bebidas ou drogas; * Inutilizar dispositivo de segurança; * Não cumprir as normas de segurança.
* Através de condições inseguras, evidenciada por falhas técnicas, que presentes no ambiente de