Acidentes de trabalho na construção civil
Quarta feira, 9 de novembro de 2011
Homem fica gravemente ferido ao cair de andaime em Itaparica
Um homem ficou gravemente ferido em um acidente na manhã desta terça-feira (8) em Tairú, na Ilha de Itaparica. Ademir Estrela Silva, 33 anos, que estava trabalhando em um andaime com Cláudio de Oliveira, 35 anos, quando o equipamento rompeu e caiu. Segundo informações da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Vera Cruz), ainda não há confirmação se eles estavam trabalhando em uma obra ou em reforma de residência.
Os dois trabalhadores ficaram feridos e foram socorridos por duas unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Geral de Itaparica (HGI). Segundo informações da unidade, Cláudio de Oliveira, 35 anos, foi medicado e o estado de saúde é estável. Já Ademir, que sofreu fratura exposta na perna esquerda, precisou ser encaminhado para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus. Segundo informações do HGI, Ademir perdeu muito sangue e foi transferido para fazer uma cirurgia de emergência.
Os dois trabalhadores são de Salvador e, segundo a polícia, a altura de onde eles caíram ainda não foi calculada. Segundo testemunhas, os rapazes estavam pintando um prédio, que fica atrás de uma escola, quando caíram.
POSSÍVEIS PROBLEMAS EM ANDAIMES SUSPENSOS
Alguns fabricantes/locadores/construtoras desses equipamentos cometem erros GRAVES:
Falta de Manutenção, na estrutura do andaime e no guincho;
Colocar o trava quedas fixado no guincho ( erro de projeto - tem que ser na estrutura);
Dimensionamento errado da fixação de um módulo no outro, causando quebra, deformação plástica do elemento (erro projeto - cálculo de esforços errado);
Documentação falha ou mesmo inexistente (fabricante não autorizado);
Manual do equipamento incompleto;
Falha ou ausência de treinamento dos operadores;
Ausência de profissional qualificado para aferir a instalação do andaime;
Falha na