acidentes com maquinas agricolas
Dentre as atividades agrícolas, as operações mecanizadas são as que oferecem maior risco de acidentes. Essas operações pressupõem não somente o emprego de máquinas, mas a interferência do homem, formando um sistema homem-máquina, que deve ser suficientemente eficiente para que tanto a quantidade do trabalho produzido como a sua qualidade sejam ótimas.
(Imagem)
Com o aumento da produção de tratores na década de 60 no século XX, aumento o numero de acidentes no meio rural, na maioria dos casos de riscos superior aos que ocorriam anteriormente.
CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A NECESSIDADE DE SE PREVENIR ACIDENTES
A conscientização dos agricultores e das pessoas envolvidas com o uso de máquinas agrícolas, especialmente os tratores, sobre as graves implicações de um acidente é fundamental para a adoção de práticas de segurança e aquisição de equipamentos seguros.
HÁ ASPECTOS QUE PODEM AJUDAR A SENSIBILIZAR OS AGRICULTORES SOBRE A NECESSIDADE DE SE PREVENIR ACIDENTES.
Aspecto Econômico
Verifica-se que, em muitos casos a “ocorrência imprevista” resulta na quebra do trato ou da máquina agrícola. Para que a máquina readquira o seu estado de funcionamento anterior os danos materiais sofridos devem ser reparados. Este se constitui, portanto, no dano econômico mais evidente decorrente de um acidente com máquinas agrícolas. Como raramente as máquinas encontram-se cobertas por seguros, o agricultor é quem deve arcar diretamente com o prejuízo.
Aspectos Sociais
Custo financeiro que toda a sociedade deve arcar quando da ocorrência de um acidente com lesões corporais: Crescimento das estruturas de socorro e pronto atendimento, pagamentos por tratamentos de saúde e terapias de reabilitação, pagamento de auxílio-doença, pagamento de aposentadoria por invalidez e pensões por mortes.
Aspectos Familiares
Há a possibilidade de um acidente levar ao falecimento do cônjuge, pai, mãe, filho (a) ou outro membro do núcleo