Acidentes auto mobilistico
Nas últimas décadas, no nosso país vem se destacando entre os campeões mundiais de acidentes de trânsito. Tal fato deve-se ao número de veículos em circulação, a desorganização do trânsito, a deficiência geral da fiscalização, as condições dos veículos, ao comportamento dos usuários e a impunidade dos infratores.O trauma é a segunda causa geral de morte e a primeira abaixo dos 45 anos, sedo responsável por mais de 90 mil mortes anuais, e deixa mais de 200 mil vitima por ano com sequelas. O atendimento ao paciente vitima de um trauma requer avaliação rápida e sistemática das lesões, com imediatas intervenções de medidas terapêuticas de suporte.
DESENVOLVIMENTO
Traumatismos são lesões provocadas por forças externas, que podem ser tanto um objeto chocando-se contra o corpo humano, ou o corpo humano chocando-se contra um objeto.
Poli traumatismos são lesões múltiplas de diversas naturezas que podem comprometer diversos órgãos e sistemas.Os acidentes de trânsito são a principal causa de poli traumatismos, ou seja, duas ou mais lesões potencialmente graves que podem comprometer uma pessoa.
Além do risco de morte, há sequelas que geram incapacidade para a vida.Todas essas lesões são potencialmente graves, pois podem levar o paciente à incapacidade funcional. Em geral, as lesões articulares e fraturas expostas têm um grande potencial de produzir sequelas. O mais triste, porém, é que a taxa de mortalidade por traumatismos poderia ser reduzida com a conscientização da sociedade e uma política governamental consistente.
PRINCIPAIS CAUSAS DO TRAUMATISMO:
O traumatismo como a segunda ou terceira causa mais comum de morte no Brasil. Em números, isso significa alguma coisa em torno de 130.000 mortes por ano. Pode-se dizer que, enquanto conversamos durante meia hora, uma dezena de pessoas está morrendo vítima de violência física.
Considerando a faixa da população abaixo de 40 anos e, particularmente, o grupo mais