Acidente Three Mile Island
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE SERVIÇOS E SAÚDE (DASS)
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA
Unidade Curricular: Radiobiologia.
Aluna: Carolina, Adriana, Kamila, Rosicléia.
Professor: Caio
Three Mile Island
Figura 1 – Vista panorâmica Three Mile Island.
O acidente de Three Mile Island foi um derretimento nuclear parcial da Unidade 2 da central nuclear de Three Mile Island, no condado de Dauphin.
A central nuclear fica situada na Ilha no Rio Susquehanna no Condato de Dauphin, estado da Pensilvânia – EUA-, fica próximo a Harrisburg, com uma área de 3,29 km².
O acidente começou às 4 da manhã da quarta-feira, dia 28 de Março de 1979, a unidade sofreu uma fusão parcial havendo vazamento de radioatividade na atmosfera.
Causas
Devido a problemas elétricos e mecânicos pararam uma das bombas d’água responsáveis pela alimentação do gerador de vapor componente essencial para o resfriamento do reator.
Figura 2 - Reator Nuclear - Unidade 2.
A temperatura no interior do reator aumentou de tal forma que ultrapassou a temperatura de fusão do urânio, causando um superaquecimento com vaporização do líquido refrigerante, oxidação dos elementos e formação de uma bolha gigante de hidrogênio que, caso explodisse, destruiria toda a usina e despejaria quantidades inestimáveis de material radioativo no meio-ambiente.
O acidente se deu por uma sucessão de decisões errôneas tomadas a partir da premissa de que a situação era consequência de perda de líquido refrigerante que a abertura de uma válvula de segurança reduziria a pressão no interior do reator e seria suficiente para solucionar o problema. A válvula,contudo, já se encontrava aberta. O núcleo veio a alcançar real estabilidade com a interrupção de sua fusão total, somente quatro dias após o evento, com a injeção de grande quantidade de