Avaliação do estagiário
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O QUE O PROFESSOR TEM A VER
COM ISSO?
Colaboração da Rede Saci
Impresso na Imprensa Oficial do Estado de São Paulo
Coordenação Marta Gil
Texto de apresentação do Prof. Hubert Alquéres
A rede Saci conhece esta realidade, pois atua como facilitadora da comunicação e da difusão de informações sobre a Deficiência, e a Educação é um de seus principais temas. Desde 1999 tem recebido demandas de professores, de todo o Brasil, que querem orientações como acolher e ensinar alunos com deficiência, , e também de mães, que querem saber como encaminhar seus filhos.
Foi assim que este livro nasceu, unindo experiências, conhecimentos e informações, na esperança de oferecer sugestões e idéias, expandir horizontes e possibilidades. Foi escrito por Lia Crespo, jornalista que tem uma deficiência física e que estudou em escolas comuns..
Digitado em São Paulo em 24 de abril de 2011 por Maria Amélia Vampré Xavier, Diretora para Assuntos Internacionais da Fenapaes, Brasília, membro da Associação Carpe Diem, SP, Sorri Brasil, SP, Rebrates, SP, Membro honorário vitalício de Inclusion International, a organização mundial de famílias com um filho com deficiência intelectual, sediada em Londres, Inglaterra
Num país de dimensões continentais como o nosso, é importante a participação fraterna em todas as questões relacionadas com deficiências de grande número de pessoas amigas de pessoas com deficiências, entre elas a intelectual, que nos interessa diretamente. Existe,no Brasil, felizmente, nos dias atuais, muita preocupação com o aperfeiçoamento da Educação, de maneia geral, para todos os brasileiros, sem excluir, claro, alunos com uma ou mais de uma deficiência, já que todo mundo é brasileiro e como tal, como preconiza a nossa Constituição “temos direitos iguais”.
Temos, pessoalmente, grande respeito e admiração pelo trabalho intenso da Rede Saci e como mãe de um