acidente na plataforma
Acidente na Piper Alpha
Este vídeo mostra claramente a falta de organização, e falta de comunicação. Fica claro que nessa plataforma não era adotado os métodos de uma manutenção preventiva, pois se houvesse as chances das duas bombas falharem no mesmo dia seria bem menor. O fato da ferramenta de elevação não estar disponível mostra que o reparo da válvula não foi programado corretamente; e também o encarregado de operação (sala de operação) deveria saber de todas as etapas em que se encontrava as manutenções já que foram feitas duas ordem de manutenção e o operador não sabia como estava a situação das bombas e colocou a bomba A em funcionamento.
Vários erros se encontra nessa parte do processo, as válvulas e as bombas não se encontra no mesmo setor, o técnico de manutenção perecia não ser qualificado para fazer as devidas execuções, não foi informado a sala de operação dos reparos que ainda estava em andamento.
Nesse caso algumas mudanças ajudariam a minimizar os problemas: Todas as manutenções deveriam ser relatada a sala de operações, assim não teriam colocado a bomba A em funcionamento, a manutenção deveria ser programada melhor pelo fato de ter faltado ferramenta na hora da execução para colocar a válvula no lugar , e o técnico da manutenção deveria saber fazer a verificação do lacre que foi colocado ou ter um integrante em sua equipe que soubesse fazer essa verificação; todas as parte desse sistema deveria estar no mesmo plano assim possibilitaria quem fosse fazer uma verificação mesmo que visual identificaria na hora que a válvula não estava acoplada ao sistema e daria o alerta imediatamente.