Acidente de trabalho
Christiana Laterça
Psicoterapeuta Cognitivo-Comportamental
Anorexia Nervosa
É um transtorno psiquiátrico e de conduta alimentar que se caracteriza por uma exagerada perda de peso, cujo ponto de partida visível é o desejo fixo de estar cada vez mais magro.
SINTOMAS:
- Medo excessivo de adquirir peso ou de “estar gorda”;
- não aceitação de manter o peso mínimo em relação a sua idade e estrutura óssea;
- pensamento ou visão distorcida do seu corpo ou parte dele;
- amenorréia;
- impotência ou perda do interesse sexual;
- mudança de humor;
- isolamento social;
- irritabilidade;
- insônia;
- pensamentos negativos;
- baixa auto-estima.
TIPOS:
1 – Anorexia Nervosa não purgativa.
2 – Anorexia Nervosa purgativa.
TRATAMENTO
Equipe multidisciplinar: Médico, Psiquiatra, Psicólogo e nutricionista.
A principal meta do tratamento é a restauração do peso e fazer o paciente ter consciência de que sofre de um problema patológico que precisa ser tratado.
O objetivo é resgatar a percepção corporal, desejos, valores e emoções e fazer o paciente aprender a respeitar e aceitar o seu corpo.
Técnicas Cognitivo-Comportamentais
- monitoração do peso;
- auto monitoramento;
- reestruturação cognitiva.
Bulimia
É um transtorno alimentar caracterizado por episódios recorrentes de "orgias alimentares", no qual o paciente come num curto espaço de tempo uma grande quantidade de alimento como se estivesse com muita fome. O paciente perde o controle sobre si, e depois tenta vomitar e/ou evacuar o que comeu, e até mesmo fazer atividades físicas excessivamente através de artifícios como medicações, com a finalidade de não ganhar peso.
Sintomas
Preocupação exagerada com a forma e o peso do corpo, ocasionada por percepção distorcida do peso e das formas do corporais;
Ingestão, em um período limitado de tempo, de quantidade de alimentos muito maior do que a maioria das pessoas consumiria durante um período