Acidente de trabalho
ACIDENTE DE TRABALHO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
OCCUPATIONAL ACCIDENTS: AN INTEGRATIVE REVIEW
ACCIDENTE DE TRABAJO: UMA REVISIÓN INTEGRADORA
Andrea Prochnow1
Tânia Solange Bosi de Souza Magnago2
Juliana Petri Tavares3
Carmem Lúcia Colomé Beck4
Rosângela Marion da Silva5
Marinez Diniz da Silva Ceron6
Rafael Ravalia de Castro7
RESUMO: Objetivo: identificar e analisar as produções científicas disponíveis na literatura n acional brasileira, na forma online, acerca da temática sobre acidentes de trabalho.
Método: trata-se de uma revisão integrativa, utilizando-se a palavra-chave “acidente de trabalho”. Foram selecionados artigos publicados na língua portuguesa, disponíveis na íntegra e na forma online, nas bases de dados LILACS, BDENF e SCIELO e no período compreendido entre os anos de 2004 e 2010. A coleta de dados foi realizada entre os meses de julho e agosto de 2010. Resultados: evidenciou-se o predomínio de estudos transversais, realizados no ano de 2009, em hospitais e com trabalhadores d a enfermagem.
Os acidentes ocorridos nas regiões Sudeste e Sul foram os mais estudados. A maioria dos estudos objetivou caracterizar os acidentes de trabalho. Conclusões: investimentos tanto por parte das instituições quanto dos trabalhadores são necessários, de forma a promover mais saúde e menos acidentes nos ambientes laborais.
Descritores: Acidentes de trabalho; Saúde do trabalhador; Enfermagem; Condições de trabalho.
ABSTRACT: Objective: the research aimed to identify and analyze the available online scientific productions in Brazilian literature on the subject of occupational accidents.
Method: it is an integrative review, using the keyword "occupational accident". Papers published in English have been selected, fully available online, in databases like LILACS,
BDENF and SCIELO between 2004 and 2010. The Data collection was performed between
Texto extraído do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) “Acidentes de trabalho: uma