Acidente cesio 137
ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO
Faculdade Estácio de Sá
Acidente radioativo com o Césio 137
Prof. Engº Francisco José Silva
Aluno: Jorge Junior E ANDRÉIA
2
• O acidente radiológico de Goiânia, amplamente conhecido como acidente com o Césio-137, foi um grave episódio de contaminação por radioatividade ocorrido no Brasil. A contaminação teve início em 13 de setembro de 1987, quando um aparelho utilizado em radioterapias das instalações de um hospital abandonado foi encontrado, na zona central de Goiânia, no estado de Goiás.
3
Introdução
• Foi classificado como nível 5 na Escala Internacional de Acidentes Nucleares. O instrumento, irresponsavelmente deixado no hospital, foi encontrado por catadores de papel, que entenderam tratar-se de sucata. Foi desmontado e repassado para terceiros, gerando um rastro de contaminação, o qual afetou seriamente a saúde de centenas de pessoas.
4
Césio-137 é um isótopo radioativo, produzido artificialmente pela fissão do urânio ou plutônio. Cs-137 apresenta uma meia-vida de aproximadamente 30 anos. Sua radiação é altamente penetrante, permitindo que o césio 137 seja facilmente observável por meio de detectores de radiação.
5
Definição
O instinto curioso de dois catadores de lixo e a falta de informação foram fatores que deram espaço ao ocorrido. Ao vasculharem as antigas instalações do Instituto Goiano de Radioterapia (também conhecido como Santa Casa de Misericórdia), no centro de Goiânia, tais homens se depararam com um aparelho de radioterapia abandonado. Então tiveram a infeliz ideia de remover a máquina com a ajuda de um carrinho de mão e levaram o equipamento até a casa de um deles.
6
Como aconteceu
O maior interesse dos catadores era o lucro que seria obtido com a venda das partes de metal e chumbo do aparelho para ferrosvelhos da cidade. Leigos no assunto, não tinham a menor noção do que era aquela máquina e o que continha realmente em seu interior. Após